• Facebook
  • Instagram

Contato

- Ouvidoria do Encontro

ouvidoriafalaprofessor2019@gmail.com

17/07/2019

14h – 17h: Credenciamento

18h – 21h: Fala Professor (a): esta atividade será a abertura do IX Fala Professor(a)! e acontecerá na rua. O local escolhido para sediar esta atividade é a Praça Sete, ponto central de Belo Horizonte. A praça é referência histórica de diversas manifestações políticas e está próxima aos sindicatos de professores da rede pública de BH e do estado de Minas Gerais, sendo um importante marco das lutas docentes na cidade. A atividade Fala Professor(a)! será um convite à capital mineira, aos movimentos sociais, aos sindicatos, aos docentes, à juventude e aos encontristas a participar e construir o encontro Fala Professor(a)!. Será um debate político sobre o tema do encontro: A Prática do(a) professor(a) à margem: resistências, saberes e poderes. Convidamos professoras e professores, alunas e alunos, agebeanas e agebeanos, todos para um debate qualificado sobre as temáticas do encontro, somando esforços para a construção de um projeto político coletivo e crítico!

 

18/07/2019

8h30 – 12h: Relatos de Experiência

14h – 17h: GTs

18h – 21h: Plenária Política: tem como intuito promover o debate e a reflexão política em torno do funcionamento da Associação dos Geógrafos Brasileiros. A Plenária Política não é um fórum deliberativo, cabe a ela exclusivamente realizar avaliação geral da entidade.

19/07/2019

8h30 – 12h: Relatos de Experiência

14h – 17h: GTs

18h – 21h: Fórum de Gts

21h – 23h: Atividade Cultural

 

20/07/2019

8h30 – 12h: Mesa 1 -  Diante do Neoconservadorismo e do Neoliberalismo: uma educação crítica será possível? : Nos últimos anos, cada vez mais, é possível observar uma ascensão maior das políticas neoliberais e neoconservadoras na educação e em outras áreas sociais. Estas políticas estão transformando a finalidade da escola pública, ao não propor a melhoria de oportunidades de vida e de trabalho para os nossos estudantes, mas sim, o aumento do lucro de empresas (produção de material didático, vouchers, créditos fiscais e outros) e da competitividade (avaliações externas) além de fazer-nos voltar a uma concepção passada e romantizada do lar e da família e de uma suposta escola sem ideologia. A aliança destas políticas está presente no movimento que fez surgir a BNCC, a Reforma do Ensino Médio e das diversas tentativas de implantação da Escola Sem Partido. Compreendendo que atualmente as escolas públicas são as trincheiras da guerra entre políticas de educação opostas, a AGB entende a necessidade de debater tais políticas, para assim nos organizarmos em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, pela profissão e valorização dos docentes e discentes, e do ensino crítico de Geografia. 

 

A mesa será composta pela Prof. Dra. Maria de Fátima Almeida Martins (FAEUFMG), Prof. Dra. Camila Zucon Ramos de Siqueira (professora de Geografia no ensino básico da Escola Estadual Flávio dos Santos), Aline de Vieira Souza ( estudante de graduação em geografia na UFJF) e será mediada pelo Ms. Rodrigo Coutinho Andrade (doutorando em Geografia na UFRRJ).

14h – 21h: Plenária Final: é o espaço onde serão avaliados e deliberados os encaminhamentos elaborados durante as atividades realizadas no decorrer do Fala Professor. Na Plenária de Encerramento também ocorre a apreciação e aprovação de moções, cartas, manifestos e demais documentos que contribuem para o debate da educação e das práticas de ensino a partir da Geografia. Durante essa atividade ocorre a avaliação geral do evento e a aprovação da prestação de contas do mesmo. Vale destacar que a Plenária de Encerramento do Fala Professor é um fórum exclusivo do evento e não se configura como uma Assembleia Geral Nacional ou Assembleia Geral Extraordinária

21/07/2019

8h30 – 12h: Trabalhos de Campos, Minicursos e Oficinas

14h – 17h: Trabalhos de Campos, Minicursos e Oficinas

Atividades

IX fala professor(a)!

17 a 21 de Julho de 2019 - Belo Horizonte/MG

IX ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA